Castanha
com Todos

Mercado da castanha de Sernancelhe

A Biodiversidade de um Souto

"O castanheiro é o rei da vegetação lusitana"
Aquilino Ribeiro in O Homem da Nave


O castanheiro é das espécies que mais tradição tem no nosso país, em especial na região de Sernancelhe. A disposição ecológica existente nesta região é determinante para a cultura desta espécie, o que justifica a antiguidade de muitos soutos.

Do latim saltu, o souto é a designação atribuída a uma plantação de castanheiros.

Biodiversidade refere-se à variabilidade dos seres vivos que se encontram no mundo natural. O conceito abrange a diversidade genética dasespécies, a diversidade genética dentro de uma dada espécie, e também a diversidade dos ecossistemas e habitats. Contudo, o foco principal dotema "biodiversidade" incide sobretudo nas espécies.

A seleção natural operou a especiação (criação de novas espécies), bem como a extinção de espécies. Ao longo do tempo geológico, o balanço deste processo favoreceu nitidamente o aparecimento de novas espécies,ou, dito de outra maneira, a biodiversidade. (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).

A biodiversidade garante o equilíbrio das espécies, e a ligação estreita que existe entre os seres e o ambiente é consequência de sistemas complexos, dos ecossistemas, que agregam elementos vivos como plantas, animais, micro-organismos incluindo o ser humano, e elementos não vivos nomeadamente a água, a luz, o sol o ar entre outros. A forma como se relacionam entre si permite o seu equilíbrio através da troca de energia e matéria.

Visite os soutos de Sernancelhe

A biodiversidade de um souto é muito variada e altamente condicionada pelo clima, pelas caraterísticas dos solos e pela sua localização.

Espécie de climas frios, mas com necessidade de humidade estival, o castanheiro prefere solos ácidos, ligeiros de granito ou xisto, preferindo terrenos com frescura e com algum teor em matéria orgânica e bem drenados. No entanto, adapta-se a climas bastantes diversificadas, daí a sua existência em várias regiões.

Na Europa este castanheiro ocorre principalmente a Sul (Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia).

A vegetação herbácea cresce espontaneamente por debaixo da copa dos castanheiros, contribuindo desta forma para o fomento da biodiversidade. Devido ao fruto que produz, a castanha, fruto comestível, são muitos os vertebrados que as procuram, como o coelho (Oryctolagus cuniculus), o javali (Sus scrofa), pequenos mamíferos e os cervídeos, entre outros.

Os castanheiros, para além da produção da castanha e da madeira, também produzem produtos indiretos nomeadamente os diferentes espécies de cogumelos e as ervas aromáticas.