Castanha
com Todos

Mercado da castanha de Sernancelhe

A Castanha de Sernancelhe

"Duas castanhas assadas, doiradas a rir-se dos sorumbáticos e dietéticos, com o seu copázio, e não era preciso outro hífen para os dois."
Aquilino Ribeiro (O Arcanjo Negro)


As variedades de castanha de Sernancelhe são a Martaínha e Longal, as quais estão abrangidas pela designação tradicional da “Castanha dos Soutos da Lapa”, Denominação de Origem Protegida (DOP) que fica assegurada aos produtos que obedeçam às características de qualidade, calibre, classificação, acondicionamento e rotulagem exigida.

As castanhas DOP Soutos da Lapa são muito macias e apresentam um paladar caracteristicamente suave e muito doce.

De forma arredondada a Martaínha, é uma variedade de castanha, de calibre médio a grande, de cor castanha clara e brilho médio. São 109 dias o período médio da florestação até à maturação, sendo esta última semi-tardia e com boa deiscência dos ouriços. A colheita desta castanha faz-se em outubro, e a sua conservação natural é boa.

Elíptica alongada, é a forma que se apresenta a variedade de castanha Longal. Com um calibre médio a grande a Longal apresenta uma cor castanha avermelhada é muito brilhante. O período médio da floração até à maturação desta castanha é de aproximadamente 123, sendo a sua maturação tardia no entanto com boa deiscência de ouriços. A colheita da Longal é feita nos meses de outubro e novembro, e a sua conservação natural é muita boa.

Colheita da castanha
Seleção e embalamento
Armazenamento
Venda